domingo, 19 de julho de 2015

EX VEREADOR É PRESO

O ex-vereador Sebastião Pelaes foi preso, na manhã deste sábado (18), em Vila Velha, na Grande Vitória. A prisão dele é resultado da decisão final do processo por crime de falsidade ideológica. A pena que ele terá que cumprir é de mais de seis anos de prisão. Pelaes foi encaminhado para um presídio em Viana.
Pelaes já havia sido preso em 2008, pelo crime, mas conseguiu na Justiça o direito de responder ao processo em liberdade. Desde julho do ano passado, quando saiu a condenação, ele estava foragido.
A prisão dele aconteceu graças a uma denúncia anônima que informou que o ex-vereador estaria vindo de Guarapari para Vitória. Um esquema foi armado pela Polícia Militar e numa abordagem na Rodosol, em Vila Velha, Pelaes foi preso. 
"Nós demos o cumprimento da ordem judicial que diz 'prisão por condenação já definitiva pelo crime de falsidade ideológica. Pena de seis anos, um mês e quinze dias em regime fechado", explicou o delegado da Delegacia Regional de Vila Velha, Jorge Herculano Pereira.
O ex-vereador tentou explicar o caso. "Hoje eu fui detido porque eu já tinha um mandado de prisão porque eu já tinha sido detido, mas eu fiz um pedido à Justiça para ter a prisão domiciliar por causa da minha cirurgia, e estou recorrendo. Denunciaram que eu estava em Guarapari, fui lá pegar um documento e agora estou preso”, disse.
Pelaes foi acusado de falsidade ideológica (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Pelaes foi acusado de falsidade ideológica
(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Crime
O ex-vereador responde pelo crime de falsidade ideológica, cometido no ano de 2005. De acordo com as investigações, ele foi acusado de falsificar uma procuração e confessou ter assinado em nome do irmão Darci Leite Pelaes, 59 anos, que sofre com problemas de alcoolismo.

Com o documento, o ex-vereador passou a ter poderes para fazer várias negociações em nome do irmão, como a abertura de uma conta bancária, uso de dois cartões de crédito e a compra de dois carros, um Honda Civic e um Peugeot.
Mesmo assim, Pelaes se diz inocente. “Eu sou inocente. Até hoje não provaram nada contra mim, não tem bens, não tem nada, não roubei nada da Prefeitura", disse o ex-vereador.
* Com informações de Michel Bermudes Auer, da TV Gazeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário