domingo, 11 de agosto de 2013

80 TONELADAS DE ALIMENTOS SÃO JOGADAS NO LIXO EM SÃO LUÍS

Um terço do que é produzido no mundo em alimentos é desperdiçado de alguma forma e não chega à mesa de quem precisa. O número corresponde a 1,3 milhões de toneladas, segundo estatística da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, são sete milhões de toneladas de alimentos que vão para o lixo, por ano, afirma a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Essa comida que se perde faz falta no prato de milhões. Segundo a ONU, uma em cada oito pessoas passa fome no planeta. São cerca de 87 milhões no mundo e 14 milhões no Brasil.

Na capital maranhense, segundo dados do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), por ano são desperdiçadas 80 toneladas de alimentos. Desse total, 30 toneladas poderiam ser beneficiadas e reaproveitadas distribuindo à população carente. É o que afirma o presidente do Comsea, José de Ribamar Sales Rocha. “A maioria destes estabelecimentos não possui um projeto para reaproveitar estes alimentos. Vimos que, muitos dos produtos estão na validade e próprios para consumo, têm apenas pequenas avarias não aceitas no comércio”, avalia Rocha.

A pesquisa do Comsea foi realizada em todas as feiras, mercados e supermercados; alguns restaurantes; e na Ceasa, maior centro de distribuição de hortifrutigranjeiros na capital. A entidade flagrou casos de grandes quantidades de frutas e verduras jogadas fora, em finais de feira, onde foi notado maior desperdício. “Só na feira do João Paulo, em um dia, encontramos três containers de cerca de 50 quilos cada, lotados de alimentos. Junto às folhagens, foram encontrados também muitos legumes e frutas com pequenos machucados. Com certeza, algo ali poderia ser reaproveitado se fosse separado, tratado e higienizado”, disse. O que não poderia ser usado para consumo poderia virar ração para animais e até adubo, sugere o presidente do Comsea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário